sábado, 9 de agosto de 2008

Nosso Draft: Keith Rivers

Se Jerome Simpson já havia sido notícia aqui no Blog dos Bengals, Keith Rivers já foi uma reportagem inteira. O MLB dos Trojans chega aos Bengals e tem tudo para ser starter já no seu ano de rookie. Força, vigor, caráter e muita personalidade. São 1,92m e 106 kg de músculo e garra. Rivers tem em seu estilo de jogo a tradição da USC em formar linebeackers fortes e com uma ótima capacidade de ler as jogadas adversárias. Ele é muito leve em sua movimentação seja invadindo a pocket para provocar sacks ou fazendo a cobertura, tão versártil o quanto mostrou nas temproadas que disputou pelos troianos. Rivers tem também a facilidade para atuar em diferentes posições, tão logo chegou na Southern Califórnia foi usado por duas temporadas como DE. Atuando pela Lake Mary High School, Rivers recebeu todas honrarias e prêmios que um jogador pode receber, fez parte de diversas seleções e nomeado por diferentes orgãos e publicações especializadas. Em 2003 como sênior ele registrou 111 tackles, 14 stops for losses, dois sacks e ainda obteve duas interceptações. Nascido em Riverside, Califórnia, Rivers se matriculou na USC em 2004 e viu as oportundiades surgirem atuando em 13 jogos naquela temporada. LB reserva, foi usado também como DE em situações de pass-rusher. Assim registrou 25 tackles (13 solo) 2.5 sacks e 3 stops for losses. Na temporada de 2005 Rivers apareceu em 11 jogos, executou 52 tackles (35 solo) 1 sack, 3 paradas atrás da linha de scrinmage, fez uma interceptação e recuperou dois fumbles. O crescimento de Rivers era notável a cada temporada e em 2006 ele esteve em todos os 13 jogos da equipe, registrando 85 tackles (47 solo) 2 sacks 7.5 stops for losses, causou três fumbles e recuperou outros dois. No início da temporada de 2007, seu ano como sênior, Rivers passou por uma cirurgia no tornozelo, que acabou o deixando de fora no confronto contra Arizona State, ainda assim o jogador foi homenageado e escolhido para diversas seleções graças a suas atuações nos outros 11 jogos da temporada. Foram 5 paradas atrás da linha de scrinmage, 78 tackles (44 solo) um forced fumble e quatro fumbles recuperados. Em 49 jogos pela USC, Rivers iniciou 35, foram 240 tackles (139 solo) 5.5 sacks, que causaram a perda de 42 jardas, 18.5 stops for losses, que causaram a perda de 77 jardas, além de retornar 36 jardas em duas interceptações, desviar sete passes, causar cinco fumbles e recuperar seis.

Pontos Positivos: Tem uma estrutura bem definida com pernas e braços muito bem definidos, Agressividade sob medida, boa aceleração, bom movimento de pés, agilidade e equilíbrio, controle do contato corporal, encontra com facilidade a bola em jogo, bate com muita força, facilidade em trabalhar em zonas movimentadas em excesso, tem perfil de líder, chama a responsabilidade e parte para cima de adversários, bom em obstruir corridas, facilidade para atacar atrás da linha de scrinmage, lê bem as rotas seguidas pelos jogadores do ataque.

Pontos Negativos: Muito grande para executar penetrações em zonas de tráfego intenso, opta muito por deixar exposta algumas zonas para obter sucesso em bloqueios, defeitos ao ancorar o que o tiram do jogo rapidamente, encontra com facilidade a bola em jogo, mas a perde de vista facilmente, tem uma demasiada predileção por marcar o QB esquecendo outros jogadores por um momento.



Rivers foi comparado a Bell Kendrel, do Kansas City Chiefs e na entrevista do Draft 2008 não exitou em dizer que foi o alvo de sua melhor pancada: "O RB de Washington State". Rivers pode e deverá ser uma chave da defesa dos Bengals por longos anos, desde que Marvin Lewis chegou a equipe com o prestígio de ser o coordenador defensivo do Baltimore campeão do SuperBowl, a defesa dos Bengals ou começam muito mau e melhora durante a temporada, ou começa muito bem e termina decepcionando, espera-se que esse ano, as mudanças possam surtir efeito por toda a temporada ajudando a equipe a alcançar os playoffs, Rivers é uma delas.



"Who Dey ... Who Dey ... Who Dey think gonna beat them Bengals in Cincinnati?"

Nenhum comentário: